Maquiagem de noivas

Por que o casamento é uma data tão importante

O casamento nada mais é do que a união voluntária entre duas pessoas. Essa forma pode ser formalmente como chamamos de celebração no Civil e também religiosa ou formalizada por um celebrante. 

A sua importância se dá por ser um dos momentos únicos na vida do casal, mesmo que a pessoa decida casar mais de uma vez ainda sim, a história nunca será a mesma. 

Existe toda uma magia que envolve esse contexto porque envolve muitas expectativas e mexe com o imaginário do casal. Assim como todo o planejamento do evento, a NOIVA também envolve toda uma preparação na escolha do vestido, acessórios mas principalmente a beleza. Ela é a protagonista do evento e uma das figuras mais esperadas de todo o contexto. 


Seja qual for o estado emocional no dia a noiva precisa estar com uma aparência leve, confiante, atemporal e que traga consigo parte da sua personalidade e como ela quer estar produzida naquele dia. Tudo isso, envolve meses de empenho e dedicação do profissional em trazer à tona todas as características da noiva e ainda sim realizar o seu sonho.


A construção de uma pele duradoura

A pele é um dos fatores de suma importância quando se fala em maquiagem de noivas, se não, o mais importante. Isso porque essa make tem que ter um fator primordial: a durabilidade.  

Quando falamos em durabilidade, não é só no que diz respeito ao tempo, mas pensando em detalhes como a vivência de emoções, suor, abraços calorosos e claro, o momento do beijo!

A pele deve ter uma boa cobertura em que a noiva possa se sentir confortável. Uma pele mal feita ou feita de uma forma que fique mais espessa com uma super cobertura   remete a uma maquiagem mais datada e pode deixar a noiva desconfortável. 

A pele deve ser trabalhada em camadas finas, que as coberturas não briguem entre si e claro, que a noiva pareça tão linda naturalmente que nem consiga perceber o quanto foi depositado de produto para talvez cobrir uma possível mancha ou espinha. Outro fator importante é uma pele que seja resistente à água e ao atrito. 

Para alcançar esse resultado, a preparação da pele é precedida por uma skincare completa que pode envolver massagens faciais, revitalização ou até mesmo a intervenção de procedimentos dermatológicos e estéticos - dependendo do estado da pele e da expectativa da noiva. 

 

O uso correto do iluminador


Outra coisa que faz a diferença em uma maquiagem de noivas é o iluminador. Ele vai ser o responsável por destacar a maquiagem e os pontos fortes da noiva, realçando sua beleza natural. 
Existem pontos certos para iluminar, caso contrário, o efeito pode parecer de suor. O formato e traços da noiva precisam ser trabalhos de forma personalizada. 
Mas existem regiões onde é mais comum do iluminador ser aplicado que são: centro da testa, centro do queixo, no colo, sob a saboneteira e em cima da clavícula, dorso do nariz. 

Lábios bem definidos


Nos lábios é comum que seja trabalhado o contorno, independente se a noiva vai usar uma cor de batom mais escura ou mais clara, o contorno é um elemento crucial para moldar os lábios, além de aumentar a durabilidade do batom. O contorno dos lábios pode ajudar a evitar que o batom escorra ou borre durante o dia, especialmente durante momentos como comer, beber e beijar o noivo. 

A entrada da noiva

Um dos momentos mais aguardados de um casamento é sem dúvida a entrada da noiva. Ela atravessa toda uma passarela para ir ao encontro do noivo. Nestes poucos segundos ela passa por todos os convidados e é vista em todos os ângulos. Seja nervosa, emocionada, sorridente, feliz é uma das caminhadas que segundo elas, dão o maior frio na barriga.

A ideia além de estar linda para si é também surpreender e encantar os olhos de quem está à sua espera no altar. 

Para a escolha da maquiagem deve ser avaliado todo o contexto da cerimônia como: estilo, horário, iluminação para que tenha o seu destaque sem destoar de todo o conjunto. A beleza sem dúvida é protagonista pois a noiva que transparece leveza, alegria, confiança e cheia de si o vestido e os demais acessórios passam a ser complementos do todo. 
E esse é um dos grandes diferenciais de profissionais capacitados para realização da beleza neste momento. Saber que a beleza deve ser explorada mas jamais destoar de todo o contexto e claro, sempre prevalecendo o bom senso nas escolhas.

Valorizar o rosto com luz e sombra, aumentar ou diminuir o olhar, escolher qual será o foco de realce seja olhos ou boca ou até mesmo os dois mas nunca esquecendo de aliar as características pessoais da noiva e sua personalidade.

Muito mais do que uma maquiagem


A gestão do risco é algo muito importante que muitas maquiadoras no início da carreira, não se atentam. É tudo aquilo que está para além da maquiagem que é sim complexa e demorada, mas é só uma parte do trabalho do maquiador. 


O maquiador que quiser entrar nesse mercado, deve estar preparado para todo o relacionamento com a noiva, lidando com as suas expectativas e desejos, com possível gerenciamento de crise caso a noiva não goste da maquiagem e decida entrar com algum processo. Além disso, fazer muito mais do que a maquiagem e sim estar com a noiva em todos os momentos, ser um apoio e conseguir fazer o encantamento da cliente. 

Mas afinal, qual a diferença entre uma maquiagem de noiva e uma maquiagem comum?

A diferença de maquiagem de noiva para maquiagem comum é o tempo, pois ela é muito mais demorada visto que precisa ser trabalhada muito bem porque a noiva é o centro das atenções e cada detalhe importa.  

O valor dessas produções é mais caro que uma maquiagem comum justamente devido a todo o background que é exigido do profissional, de atendimento personalizado, lidar com questões contratuais, portanto toda a carga de responsabilidade e por ser uma maquiagem muito mais detalhista e demorada. 
 

Texto por Anna Glam,

Siga a Anna no instagram: https://www.instagram.com/annaglam/